top of page

    Atualmente nosso estilo de vida corrido, muitas vezes, não nos permite reservar uma hora do dia para nós mesmos. O distanciamento da nossa mente em relação ao nosso corpo, principalmente nossa respiração, faz com que o corpo inicie um processo de acúmulo de tensões que em médio ou longo prazo dêem origem a disfunções. As dores sem causa aparente começam a surgir e quando menos esperamos já estamos nos acostumando com elas. O profissional Fisioterapeuta especialista em Terapia Manual possui a habilidade de investigar detalhadamente as zonas do corpo que estão com bloqueios e, após uma avaliação minuciosa, realizar técnicas que reequilibram o corpo devolvendo a sensação de bem-estar.

    Seguem abaixo algumas dicas que ajudarão você a obter mais qualidade de vida e manter a jovialidade prolongada que todos buscam.

Mensagem ao paciente

Entrar em ação!

    Firme um compromisso consigo mesmo de iniciar hoje o que tem que ser feito, nem que seja um pouco de cada vez. Lembre-se que o mais importante para se atingir um objetivo não é a velocidade e sim a direção. O sucesso nos seus resultados pessoais irão depender da repetição diária de hábitos positivos construídos por você. Ler duas páginas por dia todos os dias, por exemplo, te levará a terminar um livro em um breve espaço de tempo! O maratonista que venceu a martona de 42Km começou a corrida com o primeiro passo, lembre-se disso!

    O mais importante na aquisição de novos hábitos saudáveis é executá-los com qualidade e não em quantidade. Se você fez pouco mas bem feito já é um grande passo! Lembre-se que toda mudança exige gasto de energia, exige trabalho e todo esforço promoverá um certo nível de estresse ao corpo. O organismo para fugir desse estresse fará uso de mecanismos que irão "sabotar" a tentativa de criar os novos hábitos saudáveis e você deve estar atento para vencê-los! A preguiça e a procrastinação são os mais frequentes.

    Lembre-se do carro que você já empurrou alguma vez na vida. O mais difícil é sair da inércia, iniciar o movimento, depois quando começa a andar se torna mais fácil empurrar. O mesmo se aplica ao nosso corpo e na nossa mudança de hábitos. Será necessário uma força de vontade inicial maior, mas depois as coisas se tornarão mais fáceis.

    A força para inciar esse primeiro passo dependerá de duas coisas: AUTORRESPONSABILIDADE e INFORMAÇÃO. Só assim conseguimos fazer mudanças por nós mesmo e assim, quem sabe, impactar as pessoas que estão próximas a nós.

    Estou a disposição para te ensiar as INFORMAÇÕES necessárias que te ajudarão a obter sensação de bem estar e ter qualidade de vida.

 

Thiago Guedes Teles

Coloque em prática!

Beba água

   

    O corpo humano possui 60 à 70% de água em sua composição. Esse elemento importante está presente em quase todas as reações bioquímicas do organismo sendo assim vital para nossa sobrevivência. A água é eliminada do nosso corpo de diversas formas como: ao falar, respirar, urinar, trasnpirar, defecar, chorar... Se a água não for "reabastecida" no nosso corpo ele começará a trabalhar de forma ineficiente e assim os órgãos e sistemas irão trabalhar mal, correndo o risco de gerar problemas. A nível articular, 70% da nossa cartilagem é composta por água, logo, para não termos dores nas juntas é de fundamental importância o corpo estar hidratado. Assim como as principais articulações que conhecemos, a coluna vertebral também necessita de água para hidratar o disco intervertebral e manter um coluna jovem com espaço suficiente para suportar as cargas e tensões sem prejudicar os nervos que saem dela. Procure beber de 8 à 10 copos de água por dia para atingir a meta diária de 2 litros e, com issoi, ticar esse compromisso com o seu bem estar.

 

Fazer alongamentos

 

    Nosso corpo necessita de flexibilidade para fluidez dos movimentos e eficiência mecânica para obter o mínimo de gasto energético possível. O processo de envelhecimento natural do corpo leva a uma perda gradativa da capacidade elástica das proteínas que compõem o nosso tecido conjuntivo fazendo com que os músculos e os tecidos elásticos que o acompanham (fáscia) percam sua flexibilidade. O corpo, então, se torna mais rígido e pequenos movimentos já começam a se tornar mais difíceis. Associado ao sedentarismo, essa perda de flexibilidade juntamente com músculos fracos tornam as articulações vulneráveis a lesões. Marque uma avaliação postural para identificar quais são os músculos que estão te proporcionando rigidez articular e apreder como mantê-los sempre flexíveis, evitando, assim, dores crônicas que levam ao desequilíbrio corporal.

 

 

Ter qualidade de sono

   

    Todo organismo vivo necessita de um período do dia para repousar e se recuperar do desgaste e das experiências vividas ao longo do dia. O sono adequado permite o nosso corpo relaxar e reequilibrar as funções hormonais necessárias para a jornada do dia seguite. Caso esse o ciclo de sono não seja respeitado o corpo trabalha com sofrimento metabólico levando ao desgaste precoce de órgãos e sistemas. As pesquisas atuais apontam que a duração ideal de sono para o adulto é de 7 à 8h por dia. Durante o sono o sistema nervoso parassimpático relaxa os músculos permitindo no dia seguinte o corpo esteja pronto para os movimentos sem forçar as articulações de forma inadequada.

Realizar atividade física

   

    O corpo humano é a única máquina que melhora com o uso. Diferentemente de um teclado de computador que quanto mais usamos mais tende a se quebrar, o corpo humano precisa do movimento regular para estimular a reparação dos tecidos e mantê-lo sempre jovem mesmo em uma idade avançada. Para isso, é necessário a realização de exercícios físicos (aeróbicos e anaeróbicos) regulares para manter o corpo com circulação sanguínea adequada a boa função dos órgãos e sistemas. O exercício físico impõe ao corpo uma carga de estresse que desencadeia eventos fisiólogicos de recuperação e reparo tecidual diante da "lesão" imposta pelo exercício. Dessa forma as estruturas no nosso corpo são renovadas e adquirem capacidade de suportar aquele estresse sofrido de forma mais eficiente em um próximo evento. Os especialista recomendam pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos pelo menos 3 vezes na semana como condição mínima para se ter saúde do sistema cardiovascular e musculoesquelético. É importante lembrar que se você possui hábitos sedentários deverá procurar um médico do esporte para verificar seu condicionamento cardiorespiratório e taxas metabólicas (LDL, HDL, triglicerídeos, glicose,...). Marque uma avaliação fisioterápica cinéticofuncional (Whatsapp - 085 98191-3578) para verificar como encontra-se sua saúde postural e a mobilidade de suas articulações antes de iniciar as atividades físicas. Depois, procure um profissional da Educação Física (Personal Training) que possa orientar os melhores execícios para cada fase de evolução do seu condicionamento.

 

Controlar o peso e ter uma alimentação saudável

 

Em construção...

bottom of page