top of page

    Os especialistas afirmam cada vez mais a importância de se realizar um diagnóstico precoce para o tratamento das disfunções dos diversos sistemas do corpo humano. Quanto mais cedo o problema for detecetado melhor será a resolução do mesmo. Com mais de 10 anos de experiência na área de Terapia Manual no tratamento das disfunções do sistema musculoesquelético, o Dr. Thiago Teles possui formação nas seguintes áreas descritas abaixo.

Especialidades

MICROFISIOTERAPIA 

 

    A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que tem como objetivo identificar a causa primária dos distúrbios corporais através de pequenas palpações ao longo corpo de forma sutil. Permite que o microfisioterapeuta possa identificar no corpo do paciente os traumas sofridos e memorizados e que não foram eliminados. Esses traumas sofridos podem ser de origem emocional, tóxica, física, vibratória ou infecciosa. Os eventos sofridos ou gerados pelo próprio paciente, quando emocional, são o ponto de partida das diversas desordens orgânicas e viscerais desenvolvidas pelo paciente. A reapresentação ao corpo dessa causa desencadeia um processo de eliminação e autocura que irá promover sensação de bem-estar, a técnica assemelha-se a uma espécie de homeopatia manual.

 

A entrevista abaixo com o colega Microfisioterapeuta, Dr. Adaylton Leonel, detalha bem a respeito desta técnica: 

OSTEOPATIA

 

    Técnica americana, criada pelo médico Andrew Taylor Still, tem como objetivo avaliar e corrigir o desalinhamento das articulações, liberando as tensões musculares e viscerais para permitir o fluxo e movimento dos diversos sistemas do corpo humano. A restrição de mobilidade de alguma zona do corpo irá gerar uma hipermobilidade reacional que levará a um desgaste precoce de outra estrutura adjacente. Por exemplo: uma coluna torácica com restrição de mobilidade poderá levar a dores na região cervical ou lombar pela compensação do corpo. Na busca pelo conforto o corpo nem sempre utiliza de mecanismos saudáveis, forçando, assim, as articulações em médio à longo prazo. Durante o tratamento de Osteopatia são utilizadas técnicas de mobilização visceral, alongamentos musculares, manipulações e mobilizações articulares, mobilização neural entre outras. Após uma avaliação detalhada da biomecânica do corpo, a Osteopatia visa liberar os bloqueios do corpo para permitir que ele entre em processo de autocura. Trabalha baseada em 4 leis: estrutura governa a função, lei da unidade do corpo, lei da artéria e lei da autocura.

RPG - REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

 

    A RPG é uma técnica francesa, criada pelo fisioterapeuta Phillippe Souchard, que devolve o alinhamento correto do corpo através de exercícios posturais com o objetivo de alongar os músculos encurtados e devolver ao paciente simetria na posição corporal. A técnica alivia assim, as tensões e dores do corpo. O paciente deve se programar para realizar 10 encontros para que ocorra, dentro do período de 2 à 3 meses, todo o processo de reeducação postural global. Cada atendimento dura um hora onde o fisioterapeuta trabalha 2 à 3 posturas em cada encontro e ao final orienta autoposturas que serão importantes para o paciente realizar em casa e ser participativo no processo da reeducação postural. Assim como na academia, existe um período de adaptação do corpo para o exercício e posturas mais difíceis, mantidas por mais tempo são realizadas quando o paciente já possui condicionamento e resistência, respeitando sempre o quadro clínico do paciente.

ENM - EQUILÍBRIO NEUROMUSCULAR

 

    Criado pelo fisioterapeuta francês François Soulier, o ENM é um método onde se utiliza um aparelho que ajuda a reequilibrar o corpo através da liberação de zonas de tensão. Semelhante aos princípios da osteopatia, o fisioterapeuta realizar testes manuais para verificar as tensões musculares que causa assimetria no corpo. Com o uso de um aparelho, o fisioterapeuta emite uma vibração específica e uma leve pressão sobre o ponto de correção levando o corpo a se reestabelcer corrigindo as dinfunções do sistema neuromusculoesquelético e, consequentemente, os bloqueios articulares. 

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

bottom of page